Entenda a diferença entre KVA, Watts, Volt e Amperes.

A eletricidade está presente no nosso cotidiano, nas tarefas mais simples até nas mais enigmáticas. Ela participa de tantas atividades de uma maneira tão acessível, que às vezes até passa despercebida. Entretendo, a eletricidade é bem complexa. 

Muitos já devem ter estudado na escola sobre esse fenômeno, mas será que você ainda se lembra o que significa amperes, watts, volts e kva?

Nesse artigo iremos explicar sobre cada medida, assim ninguém ficará mais confuso!

Amperes

A medida Amper (A) é usada para medir a corrente elétrica. Quando os elétrons de um átomo começam a se mover, de um átomo para o outro, é gerada uma corrente elétrica. A unidade Amprer serve para medir quantos elétrons formam essa corrente por segundo.

Watts

Quando um indivíduo pratica exercício físico, esse gasta calorias, certo? E com os equipamentos que utilizam energia elétrica é quase a mesma coisa, pois para funcionarem eles despendem energia. Logo, o Watts (W) é usado para medir esse gasto energético.

Volts

Para que os elétrons da corrente elétrica se movam, é necessário um estímulo chamado “potencial elétrico”. Se imaginarmos um balanço, sem ninguém brincando, ele ficará parado. Mas se alguém der um empurrão nele, ele entrará em movimento. E essa diferença de posição do brinquedo é uma analogia para a diferença de potencial elétrico que gerará corrente.

Logo, a diferença do potencial elétrico pode ser chamada, na elétrica, de “tensão elétrica”. E essa é medida pela unidade Volts (V). Sendo assim, uma pilha de 1,5 V tem uma tensão elétrica do mesmo valor.

KVA

O VA é a potência prevista, ou seja, a potência aparente. A sigla do KVA é composta por Volt (V), Amper (A) e K (que significa mil, como em quilogramas). Logo, KVA é 1 quilovolt amper.

Essa unidade é utilizada para planejar o circuito elétrico. Uma forma fácil de calcular é: se uma lâmpada consome 60 Watts, o circuito que irá alimentar precisará ter no mínimo 60 KVA.

Ficou mais claro sobre a utilidade e função de cada unidade?

Agora quando precisar fazer uma prova, ou um orçamento de alugueis de geradores, ou compra de geradores, ficará mais fácil de calcular a energia que irá precisar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

23/10/2024 Uncategorized
Os distúrbios de energia elétrica afetam o funcionamento de equipamentos, podendo causar danos, perdas de produção e riscos à segurança. Eles podem ser evitados com a adoção de sistemas de proteção, como estab
16/10/2024 Uncategorized
As modalidades tarifárias são maneiras de definir o custo que um consumidor arca pela energia consumida. Saiba mais!
09/10/2024 Energia
A qualidade de energia é essencial para o bom funcionamento de equipamentos e sistemas elétricos. Ela é medida por fatores como tensão e frequência, sendo regulamentada no Brasil pela ABNT NBR 5410. Investir em gera
25/09/2024 Sustentabilidade
O uso de uma energia limpa e acessível está em constante crescimento e é considerada uma tendência global. Trata-se de fontes que proporcionam qualidade e eficiência para o consumo, considerando todos os preceitos d

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores